Se você busca saber como acelerar o metabolismo é por que já entendeu que isso vai te ajudar a emagrecer e secar as gordurinhas que tanto te incomodam! Pois você está no lugar certo! Eu me chamo Dani Buscariol e vou te ensinar algumas das minhas dicas para você acelerar o metabolismo do seu corpo!

A queima de calorias não depende só da idade biológica, é preciso gerar estímulos com os hábitos.

Se o seu desejo é se livrar das gorduras, e assim, afinar as medidas, estimular a aceleração do metabolismo é uma poderosa chave.

Nas próximas linhas, você terá um guia prático para alcançar esse objetivo. Se você ler até o final, estará mais consciente que 90% das pessoas tentam emagrecer sem sucesso. Vamos em frente!

O QUE É METABOLISMO

Cada processo do nosso corpo funciona como uma máquina responsável por essa ou aquela determinada área. O metabolismo é o responsável por digerir os alimentos, absorver nutrientes e enviá-los para dar energia para as células do nosso corpo.

Com essa definição temos uma ideia de como ele é essencial e afeta diretamente o nosso peso. Alguns fatores interferem no metabolismo são: sexo, idade, composição corporal, atividade física e alimentação saudável.

Os homens, por exemplo, possuem um volume de tecido muscular maior que o das mulheres e, consequentemente, a taxa metabólica masculina costuma ser mais alta do que a feminina.

Outro fator que influencia o metabolismo é a idade. Conforme vamos envelhecendo, perdemos massa muscular e ela é substituída, em parte, por gordura. Isso quer dizer que nosso corpo passa a gastar menos energia e o consumo de calorias deve ser menor com os anos.

Além disso, a nossa composição corporal é outro fator preponderante para definir nosso metabolismo. Pessoas com mais gordura corporal têm o metabolismo mais lento do que as que possuem maior percentual de massa magra.

E como sempre falamos por aqui no programa de emagrecimento da Exercício em Casa, a atividade física e uma alimentação balanceada são essenciais. Esses dois fatores também influenciam, e muito, o metabolismo.

Ainda que você seja uma pessoa sedentária, e não faça prática de exercícios regularmente, seu corpo precisa gastar calorias com atividades diárias como: tomar banho, sentar, levantar, caminhar. Quando você inclui treinos na sua rotina isso contribui para o “como acelerar seu metabolismo”.

Sua alimentação também é importante, mas não se engane: somente reduzir radicalmente o consumo de calorias não vai te ajudar a perder peso. Na verdade, a redução drástica pode até ter o efeito contrário ao esperado.

O metabolismo diminui à medida que a quantidade de nutrientes que chegam até o sistema digestivo fica menor. Estudos afirmam que dietas radicais podem desacelerar o metabolismo em até 30%.

Então, cuidado!

QUAL A ALIMENTAÇÃO CERTA PARA ACELERAR O METABOLISMO?

Agora eu vou falar sobre alimentação…

Ter uma alimentação saudável é essencial para quem busca como acelerar o metabolismo naturalmente. A combinação de alimentação balanceada e exercícios físicos ajudam no processo de emagrecimento. Incluir alguns hábitos e alimentos na sua rotina farão a diferença.

O que vamos tratar a partir de agora pode não ser nenhuma novidade, mas grande parte das pessoas falham com esses hábitos simples…

BEBER ÁGUA COM MAIS FREQUÊNCIA

Além de todos os benefícios de se manter hidratado, estudos mostram que ingerir água meia hora antes das refeições te ajuda a comer menos, pois auxilia na sensação de saciedade. Segundo um estudo feito por um time de especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, pessoas que bebem de oito a 12 copos de água diariamente conseguem queimar mais gordura do que aquelas que tomam apenas quatro copos. Outras pesquisas mostram que pessoas que beberam 0,5 l de água aumentaram o seu metabolismo de repouso de 10 a 30% por aproximadamente uma hora. O seja, estamos falando de ciência! O efeito da queima de calorias pode ser ainda mais potencializado se água estiver fria. Por que? Seu corpo usa mais energia para aquecê-lo até a temperatura corporal.

CAFÉ DA MANHÃ

Olha que curioso: o café da manhã pode ajudar quem busca como acelerar o metabolismo.

A explicação é simples: depois de uma noite toda de jejum seu corpo precisa de combustível para queimar. Assim, não tomar café da manhã pode impactar na capacidade do seu corpo de fazer a queima de gordura necessária enquanto tenta conservar a energia. Portanto, é bom caprichar nessa refeição dentro de até uma hora após acordar.

Às vezes pensamos que não comendo vamos conseguir o corpo dos sonhos, mas a verdade é que tomar essa atitude faz com que seu corpo entenda que não está recebendo comida o suficiente e que deve armazenar mais calorias quando comer. Entenderam? O tiro sai pela culatra.

ALIÁS, NÃO PULE NENHUMA REFEIÇÃO!

Às vezes pensamos que não comendo vamos conseguir o corpo dos sonhos, mas a verdade é que tomar essa atitude faz com que seu corpo entenda que não está recebendo comida o suficiente e que deve armazenar mais calorias quando comer. Entenderam? O tiro sai pela culatra.