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Anel Mirian Ana Khouri (Foto: Reprodução/Instagram)

Os efeitos devastadores da Covid-19 levaram uma grande parcela da indústria da moda a agir para ajudar a minimizar a situação. Sejam mobilizações para a produção de máscaras ou a doação de parte dos lucros de suas vendas, confia abaixo algumas das ações anunciadas até agora.

Ana Khouri, designer de joias brasileira baseada em Nova York, é um dos nomes que se engajou na causa: ela criou uma versão do anel Mirian adornada com safiras azuis, que terá 100% do lucro revertido para a organização Médicos sem Fronteira. “Escolhi essa gema para essa peça pois o azul em muitas culturas está associado à esperança, paz e proteção”. Grupo Morena Rosa, que controla as marcas Morena Rosa, IódiceLebôh, Zinco e Maria Valentina, doou 60 máscaras com respiradores (selo Anvisa e Inmetro) da equipe de Segurança de Trabalho para a Santa Casa de Cianorte, no Paraná, onde fica a sede da empresa. Além disso, em contato com o Governo do Estado do Paraná, a empresa se colocou à disposição para ajudar na confecção de máscaras. No total foram produzidas 7 mil máscaras: 500 foram entregues para a saúde de Cianorte e o restante vai ser retirado pelo governo estadual.Vivara anunciou parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, para distribuir 10 mil kits de higiene pessoal para pessoas em regiões de vulnerabilidade social. Contendo álcool em gel, sabonete antibacteriano, máscara, e um folheto com dicas de segurança, serão distribuídas em unidades de saúde, centros de acolhida de idosos e para população em situação de rua, principalmente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – locais onde há o maior número de casos confirmados do novo coronavírus.

O Grupo Arezzo & Co mobilizou fornecedores de tecidos, fábricas e a Secretaria da Saúde do Estado de Campo Bom para produzir 25 mil máscaras de proteção. Mais de 12 fábricas cederam seus maquinários para que um grupo de voluntários produzisse o primeiro lote. Os ítens serão distribuídos pelas Secretarias de Saúde em Campo Bom, Novo Hamburgo e pela Secretaria de Saúde do Estado do RS.

Von Trapp, marca integrante da plataforma de Novos Talentos do Veste Rio, está produzindo 1000 máscara de tricoline, doado pela tecelagem Fio Bom, que serão disponibilizadas em postos de saúde.

O Grupo Inbrands, detentor de marcas como Ellus, Richards e Tommy Hilfiger, se uniu ao Instituto Alicerce, e a partir de sábado (28.03), doará 10% do valor de todas as vendas feitas em seus e-commerces para a compra de kits de higiene pessoal e alimentação para famílias de baixa renda. O instituto age nas áreas periféricas do país, investindo em educação e empregabilidade. 

Entre as marcas de beleza, a Amend passou a produzir, além dos seus produtos capilares, álcool em gel na sua fábrica localizada em Diadema, em São Paulo. O objetivo é minimizar a falta deste item no mercado fabricando 32.000 unidades do antisséptico, que serão doados para hospitais públicos, privados, asilos e comunidades carentes em São Paulo. A empresa também se comprometeu com a entrega dos frascos (com 75 ml cada) até o dia 30 de março em mais de 70 pontos no estado de São Paulo, como o Hospital São Paulo, Santa Casa, Hospital Pérola Byington, os asilos Instituição Assistência Nosso Lar e o Abrigo Bezerra de Menezes, além da Central Única de Favelas (CUFA).

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