Lojas Surya
Óticas Olhar Brasil
Farias Calçados

Supermercado
Natália Calçados

Seg Vida
 

Resultado de imagem para Como alimentos funcionais são aliados de uma vida mais saudável

“Que seu remédio seja seu alimento”, dizia Hipócrates. Séculos depois, a ciência da alimentação evoluiu a ponto de corroborar com a máxima do pioneiro da medicina na Grécia Antiga. Hoje, os nutricionistas sabem apontar exatamente quais são e onde encontrar as substâncias com mais potencial de prolongar a vida, evitar doenças e promover o bem-estar. São os chamados alimentos funcionais, nenhum deles milagroso em si, mas que podem ser poderosos aliados na manutenção de uma vida saudável.

Embora esteja na moda, a expressão é abrangente o suficiente para deixar muita gente confusa na gôndola do supermercado. A nutricionista Lara Natacci, da rede do plano de saúde premium Amil One, explica que o conceito de alimentos funcionais passa longe das antigas classificações de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. “Eles são compostos bioativos potencialmente saudáveis, com uma ação antioxidante, por exemplo”. A maior parte dessas substâncias é produzida pelas plantas para se proteger de agressões do ambiente. Quando viram alimento, esses mesmos compostos ajudam o organismo humano a combater seus vilões internos, os tão falados radicais livres. Essas moléculas que nascem no metabolismo do corpo têm o potencial de danificar as células, causando envelhecimento precoce e doenças como o câncer. “Temos mecanismos naturais para atenuar esse desequilíbrio, mas a vida corrida, o estresse e a alimentação ruim colaboram para a produção de radicais livres”, explica Lara. Entre os alimentos mais conhecidos pelas propriedades antioxidantes estão o azeite de oliva (graças aos polifenóis), os vegetais da família das brássicas (couve, couve-flor e brócolis, ricos em glicosinolatos) e a uva usada nos vinhos (com alto teor de resveratrol). Alguns estudos apontam que os orgânicos têm presença ainda maior desses compostos. As cores vivas ajudam a identificar vegetais potencialmente benéficos. “É o caso do licopeno, do tomate, que também combate radicais livres.

Por isso que é importante fazer um prato colorido, porque aumentamos a variedade dessas substâncias”, diz a nutricionista. Outros alimentos funcionais incluem o alho, que ajuda a regular a pressão sanguínea por conta da alicina, o chá verde, conhecido pela ação anticancerígena das catequinas, e sementes como a chia e a linhaça, ricas em ômega 3, gordura boa que favorece o bom funcionamento do coração e do cérebro. Já a soja contém isoflavonas, que auxiliam o controle do colesterol. A cúrcuma vem sendo estudada pelo seu poder antioxidante. A advogada Simone Giardina levou a máxima de Hipócrates ao pé da letra. Portadora de anemia falciforme, recebeu dos médicos a indicação de tomar comprimidos de ácido fólico. Porém, pesquisando propriedades funcionais dos alimentos, acabou substituindo a farmácia pelo brócolis, rico na vitamina. “Como dois maços por dia. Faço exames de sangue a cada dois meses e está tudo ótimo”, revela. “Comecei a me interessar por tudo o que vem da terra, evitando ao máximo me entupir de remédios”, diz ela, que já enfrentou um câncer. No entanto, explica Lara Natacci, é preciso ter cuidado para não virar refém dos últimos modismos nem atribuir aos alimentos funcionais poderes milagrosos. “Não adianta comer chia diariamente e não dormir direito, fugir dos exercícios. Se sua vida for muito estressante, existe a chance de você nem absorver bem esses compostos”, alerta. Outro grupo de alimentos que vem ganhando destaque nos últimos tempos são os probióticos, que ajudam a povoar a flora intestinal de bactérias benéficas. Entram nessa lista o kombucha, o kefir – dois fermentados que podem ser feitos em casa – e o iogurte. Quem tem problemas intestinais específicos pode procurar um médico para uma receita probiótica individualizada, produzida em farmácia de manipulação. “A importância da microbiota (conjunto de microorganismos) do corpo tem sido muito pesquisada. Ela tem influência na imunidade, na parte mental e emocional”, diz a nutricionista.

vogue

Faça Sua Pesquisa no Google Aqui!
 
bove=""

 

Visitas
contador de visitas
Redes Sociais
Click e acesse
Zé Freitas no Facebook

Portal Correio-PB

 
CLIQUE E ACESSE!
Parceiros