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Regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020

Com a aproximação do período eleitoral vai se tornando mais clara a necessidade de se fazer ser visto e falado. A partir do dia 16 de agosto várias formas de propaganda são liberadas pela Justiça Eleitoral, como passeatas, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet. Já em 28 de agosto tem início a propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Todas essas ações têm de ser muito bem pensadas e executadas, além de ser preciso intensificar as estratégias e ações de divulgação de candidatos, dando novos passos em relação ao que já tem sido feito. Este post contém um guia de divulgação que vai te ajudar tanto online quanto offline. Confira e se destaque nas eleições!

Atualmente, em média 9 horas e 29 minutos gasto na internet em qualquer dispositivo e estima-se que mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais.

A internet se tornou um dos principais canais de divulgação de candidatos. Mas é preciso saber se posicionar para que a presença na web não dê errado. O Tribunal Superior Eleitoral possui uma resolução que proíbe uma série de práticas e regula a propaganda na internet. Neste post explicamos o que pode e o que não pode ser feito.

Algo para se ter sempre em mente é o inbound marketing, que nada mais é que estratégias de atração de público e veiculação de conteúdo relevante. Ao se pensar em inbound deve-se ter em mente 3 coisas:

  • Marketing de conteúdo;
  • SEO (Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca);
  • Redes sociais.

O candidato pode ter um site ou blog. A página precisa ter um domínio registrado e fazer com que toda a plataforma seja interativa para os eleitores poderem ter espaço para se manifestarem. A responsividade também conta e muito! As pessoas devem conseguir abrir e carregar o conteúdo de maneira ágil em qualquer tipo de dispositivo, levando em consideração que muitos usuários acessam os conteúdos através de telas menores, como smartphones.

O site precisa ser uma central de informações sobre o candidato e um instrumento de retenção de contatos. Além de criar conteúdos envolventes e valiosos para o eleitorado disponibilizando todos os dados necessários, tanto sobre o candidato quanto sobre suas propostas, é preciso ficar bem rankeado no Google e aparecer na busca orgânica.

Para isso, são trabalhadas as técnicas de SEO e seus 3 principais pontos:

  • Palavras-chaves– os termos que são usadas nas pesquisa dos eleitores. Crie conteúdos específicos para essa demanda;
  • Estrutura do texto– a ordem em que sua página é dividida com títulos e subtítulos é muito importante, pois ajuda a orientar a leitura e destacar informações relevantes do texto;
  • Linksse outras páginas linkam para alguma página em seu site, e se você também faz algum link para bons endereços você se torna relevante para os buscadores.

Quanto ao uso de redes sociais para política, as mais utilizadas e que se mostram mais eficientes são:

  • Facebook: a rede com mais usuários no mundo dá a possibilidade de se publicar os mais variados tipo de conteúdo;
  • Twitter: textos curtos, possibilidade de interação aumentada.
  • Instagram: publicação de fotos e vídeos e uso de hashtags são as marcar registradas desse aplicativo.
  • LinkedIn: rede profissional, realize discussões relevantes e tenha prestígio.
  • Youtube: rede social de vídeos.
  • Blog: produza conteúdos ricos e ganhe autoridade.

Depois de implementar uma estratégia de produção de conteúdo nas redes, não deixe de fazer o monitoramento de tudo que é publicado. Também temos um texto completo sobre o assunto, mas os principais números para serem monitorados são:

  • Número de fãs/seguidores e de visitas;
  • Engajamento nas publicações (curtidas, compartilhamentos e comentários);
  • Alcance (quantas pessoas visualizaram a publicação);
  • Número e qualidade das menções públicas, em grupos, eventos e na própria página ou perfil.
  • neritpolitica
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