Recicla Net

Óticas Olhar Brasil
Supermercado Compre Bem
Seg Vida
 
O ato reuniu aproximadamente trinta pessoas. – Foto: Foto de Familiares

Nesta sexta-feira (20), em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi realizada uma manifestação de familiares e amigos das pessoas presas nos cativeiros do sistema prisional cearense, em frente a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em Fortaleza. De acordo com Maria Lima, que estava participando do ato, organizado pela Frente Estadual pelo Desencarceramento, houve ação truculenta da polícia e três manifestantes foram detidos durante a ação.

Aproximadamente 30 pessoas estavam seguindo a manifestação. “Era uma manifestação artística. Tinham faixas, os Tambores de Safo estavam lá batucando, e aí o ato ia ter uma encenação contra a ação de tortura dentro dos presídios. Estava tudo tranquilo, a gente estava tocando, colocando as faixas. A gente ia para frente da SAP e aí eles determinaram um limite para não avançar. A gente nem avançou, ficamos até o limite, aí eles começaram a mandar a gente recuar e a gente não recuou e aí eles tacaram spray de pimenta, bala de borracha pra cima, um dos meninos correu para não ser pego e foi derrubado no chão, vários policiais em cima dele”, disse Maria. Ela relatou ainda que a ação da polícia foi truculenta. “Tinham crianças no ato, as mães estavam com seus filhos, tinham senhoras… Eles foram truculentos. Em nenhum momento sequer eles hesitaram. E aí detiveram três militantes negros que estavam mais a frente, falando no megafone”.

SAP

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da SAP que informou: na tarde desta sexta-feira (20), pessoas ligadas aos grupos de acompanhamento da situação carcerária no Ceará obstruíram a rua de acesso e desrespeitaram o perímetro de segurança estabelecido pelos policiais militares presentes no local, avançando em direção aos agentes de segurança e ao prédio público que sedia a SAP. Neste momento, houve a necessidade do uso de equipamentos de controle de distúrbio para dispersão e três pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia para esclarecimentos. Por fim, a SAP esclarece que, em nenhum momento, integrantes da manifestação solicitaram qualquer tipo de audiência ou reunião com  os gestores da Secretaria. A Polícia Militar do Ceará destaca que, conforme procedimento padrão, vai apurar a conduta dos profissionais envolvidos na abordagem.

Fonte: BdF Ceará

Faça Sua Pesquisa no Google Aqui!
 
bove=""

 

Visitas
contador de visitas
Redes Sociais
Click e acesse
Zé Freitas no Facebook

Clínica Climed / Plano Assistencial

Clínica Climed.

Av: Vereador Horácio José de s/n de frente o Banco do Brasil.

Contato (87) 9.9161-1779

Santa Terezinha PE

Lições Bíblicas
Portal Correio-PB

 
CLIQUE E ACESSE!
Parceiros