Ateliê Geilson
Natura
Natália Calçados

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

  • 28
  • 22
  • 24
  • 20
  • 11
  • 09
  • 11
  • 01
  • 29
  • 03
  • 04
  • 05
  • 07
  • 02

Supermercado
Portal Correio-PB

 
CLIQUE E ACESSE!
 

 Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter oFlash Player instalado. 

REFLEXÕES DO PASSADO E PRESENTE: PERSPECTIVA DE MELHORA PARA O FUTURO


 

Numa realização da Prefeitura Municipal, em conjunto  com a Secretaria de Educação, Diretoria de Cultura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde  e os programas pertencentes à Secretaria de Ação Social: CRAS, CREAS, SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E CRIANÇA FELIZ, resgatando a cultura nordestina. Nesta festa deste ano foram homenageadas as saudosas donas de hoteis dos antepassados: Dona Quiterinha, Maria de Fernando, Dona Neguinha, A.Bernardo, Dona Nazinha, Terezinha Davi, Maria Cabeluda, Dona Edite, Dona Tica,  e o saudoso Torora que partiu desta vida a pouco tempo, o mesmo era motorista da saúde nesta cidade. Foi realizada na manhã deste sábado (07.07.18), o desfile junino de carroças caracterizadas, pelas principais avenidas da cidade, dando abertura ao 18° JOÃO PEDRO, festa que se tornou um marco na história de Santa Terezinha PE. 

  Estavam presentes às seguintes autoridades: o prefeito Geovane Martins, o vice-prefeito Adarivan Santos, a Secretária de Educação Marisa Lima, a Secretária de ação social Francimeire Lucena, o Secretário de Agricultura Valério, o Secretário de Saúde Fábio Lucena, o diretor de cultura Geilson Pereira e funcionários que fazem parte de programas do município.

 As pessoas da cidade e os visitantes, familiares e amigos que nesta época aproveitam para participarem da festa e  rever seus familiares e amigos puderam contemplar o desfile nas ruas da cidade. “A CULTURA DE UM POVO DEVE SER PRESERVADA E VALORIZADA, FAZ PARTE DA HISTÓRIA”.

ACESSEM O VÍDEO

A importância das raízes culturais para a identidade cultural do individuo

 A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.

  É possível dizer que não se vive do passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes no inicio de sua construção. Há de se estabelecer parâmetros para se poder definir em que aspectos a cultura foi transformada e em que grau. Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade.

  “Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade. Portanto, acredita-se que: se as pessoas têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que sejam esquecidas ou adormecidas. Dessa forma, a memória do povo continuará sendo “aquecida”

A partir dessas considerações, acredita-se, que é um tema relevante que pode levantar reflexões e discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância das raízes culturais. O resgate as raízes culturais de uma região poderá despertar no individuo a motivação e o interesse sobre a sua própria cultura, tornando-o um cidadão mais sensível e consciente da importância de suas raízes para preservação de sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça Sua Pesquisa no Google Aqui!
 
bove=""

 

Visitas
contador de visitas
Redes Sociais
Click e acesse
CLIQUE AQUI e fale com os ministros, fiquem de OLHO bem aberto alguma informação entre em contato com os ministros.

CLIQUE AQUI e veja receita e despesa do seu municípios.

Aqui você encontra informações sobre a aplicação do dinheiro público nos municípios e no estado de Pernambuco.

Zé Freitas no Facebook

Zé Freitas no Twitter
Parceiros