O congresso Pensar Brasil, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, abre a programação da tarde desta quinta-feira (12) com as pautas sobre Direitos Sociais do trabalho, Direito Tributário e o Sistema de Justiça. O evento, que nesta manhã teve a presença do pré-candidato à presidência Ciro Gomes, receberá Pablo Marçal (PROS) e André Janones para comentar as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do país. O primeiro dia do congresso será encerrado com a pré-estreia do longa-metragem brasileiro “Pureza”, que tem a proposta de trazer uma profunda reflexão sobre as relações de trabalho ao narrar a realidade cruel do trabalho escravo. Estrelado pela atriz Dira Paes e dirigido por Renato Barbieri, o filme retrata a história de Dona Pureza na incessante busca por encontrar e libertar o filho que saiu de casa para trabalhar em um garimpo. A programação completa do evento está disponível em www.pensarbrasil.com.br

A programação multisetorial do Pensar Brasil inclui temáticas que permeiam as discussões no universo do trabalho. Ao longo dos dois dias de palestras, os especialistas analisam a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade. Estão sendo abordados assuntos que estão na pauta nacional, como gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo.

O Pensar Brasil foi idealizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).

Tuitaço reivindica direitos do trabalhador no Brasil

Com o propósito de trazer uma profunda reflexão sobre as relações de trabalho, o longa-metragem brasileiro “Pureza”, tem sua pré-estreia confirmada nesta quinta-feira (12), dentro da programação do Pensar Brasil. Para reforçar esse debate, a organização do evento se unirá à equipe do filme e outras 85 entidades trabalhistas que lutam pelo fim da escravidão no mundo, e participará de uma grande mobilização no Twitter e no Instagram marcada para as 13h desta sexta-feira (13).

Personalidades como Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil, a atriz Dira Paes, protagonista de Pureza, além de entidades como o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Comissão Pastoral da Terra estarão juntos na iniciativa. Para participar do tuitaço, que tem a expectativa de atingir 10 mil tweets em uma hora, basta marcar personalidades ou amigos para o retweet e usar as hashtags #NãoAoTrabalhoEscravo e #SomosTodosPureza.